quarta-feira, 28 de maio de 2008

SÓ DE SACANAGEM!

..

Bom, ainda meio sem saber como começar esse post e pensando em tudo o que eu gostaria de escrever aqui hoje.

Do final de semana retrasado pra cá, todos os meus dias têm sido infinitamente significativos.

Mas hoje não irei me estender até pelo tempo que precisarei para dedicar às tarefas que precisam ser concluídas (e que nesse exato momento exigirão grande esforço de minha parte).

Aquilo que falei há algum tempo: auto-aprimoramento diário a cada momento da vida; a cada segundo que passa.

Aquilo que decidi há algumas semanas: colocar tudo em prática.

Aquilo que determinei: serei honesta; em todos os aspectos; em todas as relações.


Pois bem pensando nisso, e lendo há pouco um e-mail sobre tomar decisões retratando um texto do renomado escritor Ruy Barbosa, lembrei-me de algo que escutei em um show da Ana Carolina e Seu Jorge (dueto perfeito que me causa grande catarse ao ouvi-los), retratando algo que a atriz Elisa Lucinda disse certa vez (e após trazendo nosso bom e velho Tom Zé); penso ser conveniente trazer aqui. Aí vai:

(...)

'De tanto ver as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra; de tanto ver crescer a injustiça; de tanto ver agigantarem-se os poderes na mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter a vergonha de ser honesto'

Ruy

(...)

Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: "Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!".


Elisa Lucinda

..

Independentemente do que ocorra, por mais utópico que isso pareça e por mais que já saibamos... Ainda depende de nós mesmo. Por mais clichê que aparente... Mas é... Cada individuo possui uma grande missão e responsabilidade por tudo e por onde vive, além, em primeiro lugar, de por si mesmo.

Utópico? Então pense... Se todos passassem de fato a fazer tudo aquilo, de maneira correta mesmo, tudo aquilo que vemos nos programas tais como da Ana Maria Braga, nos livros de auto-ajuda e bons costumes, nos programas das Nações Unidas, no Estatuto dos Direitos Humanos, no que é visto em organizações não-governamentais (como a Soka Gakkai por exemplo), nos objetivos para o novo milênio, nos dez mandamentos... ah, enfim... imaginem se todos, pelo menos a graande maioria... Se todos começassem a fazer exatamente o que é proposto?

É.


Ontem assisti ao jornal e vi algo sobre o sistema carcerário no Brasil. Um rapaz ficou durante seis anos e alguns meses em regime fechado dentro da prisão sem receber julgamento. O que seria isso? E também, falaram sobre "a volta da CPMF"... E ainda não param de falar sobre a pequena Isabella que faleceu brutalmente.

Mesmo assim.

Fui assaltada há pouco mais de uma semana. Me levaram tudo. Todas as coisas importantes e todos os meus sonhos.

Por um momento, senti como se tivessem me apagado do mapa. Entre sentimentos e mistura de pensamentos (bons e ruins), venho, dia após dia, procurando me levantar. Não conseguirei mudar o sistema de segurança. Não conseguirei mudar a criminalidade. Não conseguirei mudar o sistema carcerário.

Mas tenho tarefas a cumprir. Tenho sonhos a alcançar. Eles saíram de dentro de mim, mas ainda estão aqui. E cumprindo aquilo que devo cumprir, irei estar contribuindo. Justamente. Contribuindo para mudar o final.

Pois bem.


E só de sacanagem. Decidi ser honesta. Ainda mais honesta.


E acreditar mais ainda na vida. E no universo.

..


Também assisti a uma pequena reportagem sobre o grande pianista de Jazz norte-americano, Herbie Hercock, que está em uma turnê no Brasil para a realização de três shows.

Me inspirou profundamente. Ele também tem um mestre.


Segundo ele, o jazz será o maior estilo musical do mundo. E ele fala com tanto sentimento, que consegui sentir seu próprio coração tanto na entrevista, quanto nas suas imagens em palco.

Quero corresponder da mesma forma.

..


Chegará o dia em que o humanismo será predominante na sociedade.

O dia em que os meios de comunicações veicularão notícias boas. Notícias alegres. Vitórias e grandes acontecimentos. Comunicarão grandes conquistas da humanidade. Dos seres humanos.


PS: acabei estendendo-me e escrevi grande parte daquilo que eu queria escrever.


...

5 comentários:

Resenhas Grindcore disse...

Nossa lu adoreiii oq vc escreveu, achei demaisss...

beijos

giovanni marini

izáclôss disse...

Luuuu =)
caiu como uma luva ler isso tudo!
tava vendo isso
http://www.impostometro.org.br/
:/ e lendo algo sobre, indignação de várias pessoas tbm...mas talvez sejamos hipócitas mesmo com boa vontade!
mas pagar impostos seria de boa se tudo funcionasse né? pagaríamos os impostos com gosto...mta coisa a se dizer, mas agora não dá, mas cometando aqui que passei e li...mandou benzão! :)
a gente tem q parar pra conversar um pouco mais né?
então, minha esperança como a de Elisa Lucinda(adorei) também é imortal mesmo às vezes me sentindo hipócrita, sentindo não né..sendo, pq sou, tlz tds nós! :/
:*****

izáclôss disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
izáclôss disse...

ahh, só mais uma coisa...q é qnto ao assalto :/ te tiraram coisa importantes né? mas o q mais importa tá dentro de ti, essa esperança mesmo com td isso!
devia ter coisas dentro com boas lembranças né?
mas falando de novo, o mais importante...tá contigo!
outras lembranças em matéria virão! ;p
e sei lá, mtas pessoas depois de assaltadas ficam com medo de sair, de fazer as coisas...contig não vai rolar isso né? esperança imortal, fé nesse mundão véio sem porteira!
aliás, tu disse né 'só de sacanagem vou ser mais honesta' hoieuhzeuase
é bem isso!!
tô viajando de leve.
eashueohasue
:***

Perk disse...

vi a Elisa Lucinda declarando esse poema em um programa da Tv e achei simplesmente o máximo
devemos sim sermos o melhor de nós...sermos o outro lado, o digno...
não devemos achar normal toda essa sujeira...

só por sacanagem!!!

bj